No mês de maio, mais especificamente entre os dias 16 e 21 foi realizado o Projeto Mama África, tradicional trabalho desenvolvido na EMDMF desde o ano de 2004. Esse projeto tem como objetivo mostrar e valorizar a cultura afrobrasileira, como estabelecido na lei 10.639/03.
Convite |
Em 2011 a programação incluiu apresentações artísticas, grupo de percursão, oficinas de penteados, dança afrobrasileira, desfile da beleza negra, construção de mandalas, bonecas negras, contos africanos, geometria africana, além de exibição de filmes, documentários e imagens do continente. Destaque para a mostra (exposição) de trabalhos dos estudante dos três turnos da escola e, é claro, da EJA.
Na Educação de Jovens e Adultos toda a semana do evento ocorreu cercada de diversas atividades. No dia 16 houve uma série de oficinas nas quais todos os estudantes puderam participar e interagir. Esse trabalho proporcionou agrupamentos flexíveis entre os alunos que puderam escolher em qual oficina queriam participar. Os temas foram os seguintes: mandalas, jogos africanos (matemáticos), figuras geométricas, contos africanos, documentários e vídeos sobe a África.
Oficina de mandalas - 16/05/2011 |
Oficina de figuras geométricas - 16/05/2011 |
Oficina de jogos matemáticos africanos - 16/05/2011 |
Oficina de contos africanos - 16/05/2011 |
Oficina de bonecas negras - 16/05/2011 |
No dia 17 os estudantes puderam conversar e trocar idéias com dois senegaleses que moram e trabalham em Belo Horizonte. Nessa oportunidade os convidados puderam expor um pouco mais sobre a cultura, os costumes, as tradições e as particularidades de seu país, o Senegal, mas também de todo o continente africano. Foi uma das atividades que os alunos mais gostaram.
Estudantes e professores no bate papo com os senegaleses - 16/05/2011 |
No dia 18 houve uma mesa redonda que contou com a participação de Edson da Silva, do Núcleo de Relações Etnico-Raciais e de Gênero da SMED /PBH. Esse também foi um encontro riquíssimo em que foram debatidos diversos aspectos ligados à questão racial, como racismo, auto estima e a implantação da lei 10.639/03.
Na próxima postagem, as outras atividades do projeto Mama África...
oi!
ResponderExcluir