Sejam bem vindos!!!

Este blog mostrará os projetos, realizações e atividades de estudantes e professores da EJA da EMDMF. Além disso, serão postados textos e sites com informações sobre Educação de Jovens e Adultos e assuntos de interesse geral. Acessem e comentem sempre que puderem. Sugestões, críticas e novas idéias são bem vindos! Obrigado!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Projeto Mama África!!

No mês de maio, mais especificamente entre os dias 16 e 21 foi realizado o Projeto Mama África, tradicional trabalho desenvolvido na EMDMF desde o ano de 2004. Esse projeto tem como objetivo mostrar e valorizar a cultura afrobrasileira, como estabelecido na lei 10.639/03.
 
Convite

Em 2011 a programação incluiu apresentações artísticas, grupo de percursão, oficinas de penteados, dança afrobrasileira, desfile da beleza negra, construção de mandalas, bonecas negras, contos africanos, geometria africana, além de exibição de filmes, documentários e imagens do continente. Destaque para a mostra (exposição) de trabalhos dos estudante dos três turnos da escola e, é claro, da EJA.
 
Programação

Na Educação de Jovens e Adultos toda a semana do evento ocorreu cercada de diversas atividades. No dia 16 houve uma série de oficinas nas quais todos os estudantes puderam participar e interagir. Esse trabalho proporcionou agrupamentos flexíveis entre os alunos que puderam escolher em qual oficina queriam participar. Os temas foram os seguintes: mandalas, jogos africanos (matemáticos), figuras geométricas, contos africanos, documentários e vídeos sobe a África.



Oficina de mandalas - 16/05/2011



Oficina de figuras geométricas - 16/05/2011




Oficina de jogos matemáticos africanos - 16/05/2011



Oficina de contos africanos - 16/05/2011

Oficina de bonecas negras - 16/05/2011

 No dia 17 os estudantes puderam conversar e trocar idéias com dois senegaleses que moram e trabalham em Belo Horizonte. Nessa oportunidade os convidados puderam expor um pouco mais sobre a cultura, os costumes, as tradições e as particularidades de seu país, o Senegal, mas também de todo o continente africano. Foi uma das atividades que os alunos mais gostaram.


Senegaleses durante o bate papo - 16/05/2011

Estudantes e professores no bate papo com os senegaleses - 16/05/2011

No dia 18 houve uma mesa redonda que contou com a participação de Edson da Silva, do Núcleo de Relações Etnico-Raciais e de Gênero da SMED /PBH. Esse também foi um encontro riquíssimo em que foram debatidos diversos aspectos ligados à questão racial, como racismo, auto estima e a implantação da lei 10.639/03.

Na próxima postagem, as outras atividades do projeto Mama África...

Um comentário: